Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2

Partilhe esta Página

SAL & SOL
SAL & SOL

SAL E SOL - RIO GRANDE DO NORTE

 O Rio Grande do Norte é um estado lindo e cheio de belezas naturais!

O Rio Grande do Norte é conhecido como o "Estado do Sal" por causa da sua grande produção de sal marinho. O sal é um dos principais motores da economia do estado, gerando empregos e riqueza para a região.

As salinas do Rio Grande do Norte são um importante ponto de produção de sal no estado. Os primeiros registros históricos das salinas datam de 1627. 

Salinas do Rio Grande do Norte têm uma história rica e um potencial enorme! A primeira menção histórica sobre elas data de 1627, quando o frei Vicente do Salvador registrou a qualidade do sal produzido na região. As salinas são um importante motor da economia do estado, sendo uma das principais fontes de renda, ao lado do algodão. Elas também são um importante centro de biodiversidade, abrigando uma variedade de espécies de aves e outros animais.

 

FOTOS DE RENATO STOCKLER

As grandes salinas do Rio Grande do Norte estão localizadas principalmente nos municípios de Mossoró, Macau, Areia Branca, Galinhos e Grossos. Esses municípios são responsáveis pela produção de 97% do sal marinho consumido no Brasil.

O Rio Grande do Norte é conhecido por sua produção de sal, e a refinação é uma etapa crucial nesse processo. Existem diversas empresas no estado que se dedicam à refinação do sal, como a Socel, com tradição desde 1963, localizada em Mossoró, a Salinor, a maior produtora de sal do Brasil, e a Refimosal, com 46 anos de história. A Cimsal é pioneira na produção de Flor de Sal no Brasil, utilizando técnicas francesas. O Rio Grande do Norte é responsável por 77% da produção total de sal do Brasil, e 95,3% da produção de sal marinho brasileiro.

A exportação desse produto é uma atividade importante para a economia do estado. O Porto de Natal exportou cinco mil toneladas de sal em "big bag" para os Estados Unidos. Essa exportação representa um aumento na receita para a Codern (Companhia Docas do RN) e para o Rio Grande do Norte.

 FOTO DE MIKHAIL NILOV

O estado é responsável por 95% da produção de sal do Brasil, e a indústria salineira gera mais de 70 mil empregos diretos e indiretos. O sal do Rio Grande do Norte é exportado para diversos países, contribuindo para a balança comercial do estado.

De acordo com os dados mais recentes, o PIB do Rio Grande do Norte em 2021 foi de R$ 80,18 bilhões, representando 1,0% do PIB brasileiro. A indústria salineira contribui significativamente para esse resultado, sendo um dos setores mais importantes da economia do estado.

O sal refinado, assim como o sal marinho, é obtido através da evaporação da água do mar. No entanto, o sal refinado passa por um processo térmico que o torna mais branco e com textura mais fina. Esse processo faz com que o sal refinado perca quase todo o seu valor nutricional, restando apenas o sódio.

REFINAÇÃO DO SAL

O sal refinado e o sal marinho são obtidos da evaporação da água do mar, mas passam por processos diferentes. O sal refinado é submetido a um processo de refinamento que o torna mais branco e com textura mais fina. Esse processo remove a maioria dos minerais presentes no sal, deixando apenas o sódio. Já o sal marinho não passa por esse processo de refinamento, mantendo seus minerais naturais, como cálcio, potássio, zinco, ferro e iodo. O sal marinho também tem um sabor menos salgado do que o sal refinado.

A refinação do sal pode envolver o uso de produtos químicos, a água da salmoura, durante o processo de refinação, pode ser tratada com produtos químicos como ácido sulfúrico ou cloro para remover minerais e impurezas.

O sal tem diversas utilidades! Ele é usado na cozinha para dar sabor aos alimentos, na indústria para a produção de diversos produtos, como conservas, produtos químicos e plásticos, e também na medicina para reposição de líquidos e eletrólitos. Além disso, o sal é usado para limpar o fundo de panelas queimadas, remover odores e tirar manchas dos móveis.

FOTO DE MIKHAIL NILOV

SOL E TURISMO

O Rio Grande do Norte é conhecido por ter 300 dias de sol por ano, o que o torna um destino perfeito para quem busca sol e praia. As águas mornas e transparentes, a imensa faixa de areia e os diversos cenários garantem uma experiência única para os turistas.

FOTO DISPONIBILIZADA

Alguns dos lugares mais populares para curtir o sol no Rio Grande do Norte são:

• Genipabu: Localizada a 25 km da capital potiguar, Genipabu é famosa pelas belas dunas, os passeios de buggy e os bares e restaurantes.

• Dunas do André: Em Galinhos, as dunas oferecem um espetáculo natural incrível. Você pode deslizar pelas areias ou admirar o pôr do sol.

• Praia de Tourinhos: A dica é observar o sol se pondo de cima de uma falésia. A praia é tranquila, sem vendedores ambulantes ou grande movimento de pessoas.

• Praia de Ponta Negra: Um dos pontos turísticos mais famosos do Rio Grande do Norte, com diversas opções de restaurantes, bares e atividades.

Além das praias, o Rio Grande do Norte oferece outras atrações, como passeios urbanos, trilhas e cachoeiras.

O Rio Grande do Norte tem um forte potencial turístico, atraindo mais de dois milhões de visitantes por ano, encantados pela diversidade de suas belezas naturais.

FOTO DISPONIBILIZADA 

O turismo no estado atingiu excelentes patamares nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, movimentando R$ 1,7 bilhão na alta estação. Natal, a capital do estado, é frequentemente citada como um dos principais destinos turísticos brasileiros. O Seridó, uma região do estado, também possui grande potencial turístico.

A Estratégia de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Norte visa orientar os principais agentes do setor para alcançar o desenvolvimento turístico sustentável.

VOCÊ SABIA - Que na capital do Rio Grande do Norte, todas as árvores são de natal?

Quem nasce no Rio Grande do Norte é Chamado de POTIGUAR (Linguagem indigena, que significa COMEDOR DE CAMARÃO).

"O Rio Grande do Norte está localizado no extremo do Brasil, Natal está às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, Conhecida como "Cidade do Sol" têm dias demais ensolarados, Veja como são belos seus monumentos, praias, dunas e arrecifes! Uma das principais maravilhas do litoral nordestino é esta cidade, Espera os turistas com a beleza dos mais belos litorais do país. A praia potiguar mais concorrida e badalada é a Ponta Negra, Amo sua carne de sol, a paçoca de pilão e o queijo de manteiga!"  Djalma CMF