NIÓBIO
O Nióbio foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchert. Ele nomeou o novo elemento de Columbium (Cb), estudando o mineral Columbita. Porém o químico alemão Herinch Rose em 1846, descobriu o elemento e o chamou de Nióbio.
Nióbio é um metal considerado de baixa dureza, extraído do mineral colombita e tantalita. Seu símbolo é Nb. O Brasil é o maior fornecedor de Nióbio do mundo. Cerca de 94% da reserva desse metal está em Minas Gerais no município de Araxá.
Propriedades químicas do Nióbio: é o elemento químico de número atômico 41 e massa atômica 92,9 u. Seu símbolo é Nb. Pertence ao 5º período da tabela e ao grupo 5 e, portanto, é considerado um metal de transição na classificação periódica dos elementos químicos. Suas propriedades químicas assemelham-se às propriedades do tântalo (Ta), localizado no mesmo grupo logo abaixo do nióbio.
Propriedades físicas do Nióbio: é um metal brilhoso, com coloração cinza e, em condições normais, é sólido (temperatura de fusão: 2477 °C; temperatura de ebulição: 4744 °C). É dúctil e apresenta propriedades supercondutoras, além de ser resistente à corrosão.
O geólogo Djalma Guimarães descobriu no século XX, a maior mina de pirocloro (Pirocloro é um mineral. Possui ocorrência em rochas alcalinas, pegmatitos graníticos e carbonatitos). Em Araxá município do Estado de Minas Gerais Consequentemente se descobriu a maior mina de Nióbio do planeta.
Atualmente há 3 empresas que exploram o Nióbio no Brasil a CBMM Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Anglo Américan Brasil Ltda e a Mineração Taboca. O Nióbio é usado em superligas e na fabricação de magnetos para tomógrafos de ressonância magnética.
VÍDEO DA CBMM
1.050 visualizações 28 de dez. de 2022 #CBMM #Niobio #Niobium Neste vídeo, você entenderá os tipos de materiais que recebem a aplicação do Nióbio e onde eles são inseridos nas mais diversas áreas do nosso dia a dia, proporcionando benefícios através da sua tecnologia.
Em 2010, vazou um documento pela Wikileaks que, incluía as minas e jazidas de nióbio no Brasil como recursos e infraestrutura estratégicos e imprescindíveis aos Estados Unidos. A CPRM (Serviço Geológico do Brasil), defendeu a política dos preços utilizados na venda do nióbio, indicando como exemplo a China, que perdeu mercado desta commodity quando reduziu a oferta de terras-raras e elevou os preços, o mercado da mineração iniciou a investir em novos cinquenta projetos, do qual o Brasil tomasse a mesma atitude, também teriam as mesmas consequências. Dados Wikpédia.
WikiLeaks é um Site Internacional, sediado na Suécia, que publica, documentos de fontes anônimas, confidenciais vazadas de governos, que contêm assuntos sigilosos e confidenciais.
Na verdade há uma preocupação de Washington pela dependência do Nióbio. Os Estados Unidos não produzem esse minério e depende de exportação, e o Brasil detém 94% de todas as jazidas mundiais de Nióbio, que os americanos usam para produção de aços especiais
FOGUETE - FALCON 9
A vantagem de utilizar o nióbio é que apenas uma pequena quantidade pode modificar uma tonelada de ferro. Isso faz com que o metal se torne mais leve, resistente à corrosão e mais eficiente.
O Nióbio é importante, pois a adição a uma liga aumenta a capacidade de endurecer ao ser exposto a altas temperaturas. Temperabilidade o material que contem Nióbio tem um tratamento térmico diferenciado. Por isso é usado na produção de motores do Falcon 9, no bocal do motor Merlin.
Bocal do motor Merlin usado no Falcon 9, que possui nove motores Merlin agrupados.