RIO SÃO FRANCISCO
O Rio São Francisco é um dos mais importantes rios do Brasil, sendo responsável por banhar grande parte do Nordeste brasileiro. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e percorre mais de 2.800 km até desaguar no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas. Ao longo de seu curso, o Rio São Francisco é fundamental para a vida de milhares de pessoas, pois é utilizado para diversas atividades, como a irrigação de plantações, a pesca e a navegação. Além disso, ele é considerado sagrado por muitas comunidades que vivem às suas margens.
O velho Chico se divide em quatro regiões fisiográficas
1 - Alto São Francisco;
2 - Médio São Francisco;
3 - Sub médio São Francisco;
4 - Baixo São Francisco.
Bacia do São Francisco
Sendo a mais extensa bacia nacional tem uma área total de 639.219,4 km². Sendo 65,2% dessa área localizada no Nordeste brasileiro, Tem 168 afluentes. Encara três biomas na sua escalada o Cerrado, a Caatinga e Mata Atlântica. Principais afluentes do São Francisco - Rio Paraopeba, Rio Verde Grande, Rio das Velhas, Rio Abaeté, Rio Carinhanha, Rio Pajeú, Rio Jequitaí, Rio Corrente, Rio Salitre, Rio Paracatu, Rio Pará, Rio Urucuia.
IMPORTÂNCIA DO RIO SÃO FRANCISCO PARA ECONOMIA
Ao longo do rio São Francisco, existem diversas usinas hidrelétricas, como a Usina Hidrelétrica de Três Marias, Usina de Sobradinho e Usina de Paulo Afonso, que geram grande parte da energia elétrica do país. Além disso, a irrigação de culturas como a fruticultura, a produção de cana-de-açúcar e a pecuária irrigada são atividades econômicas importantes na região.
O turismo também é uma atividade relevante na região do Rio São Francisco, com destaque para as cidades históricas, como Ouro Preto, a região do Vale do São Francisco, com suas vinícolas e atrações culturais, e as belas paisagens naturais do rio, que atraem turistas do mundo inteiro. No entanto, é importante ressaltar que a preservação do rio e do seu ecossistema é fundamental para garantir o desenvolvimento econômico sustentável da região.
CURIOSIDADES
Há na bacia do São Francisco cerca de 158 espécie de peixes.
É chamado carinhosamente com o nome de Velho Chico.
Existe o aumento de erosão, por usarem as margens para plantio e práticas agrícolas.
É chamado também de Nilo, pela fertilidade que trazem as suas cheias.
O São Francisco foi descoberto em 1501.
Fotos: UOL
VÍDEO DO IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA
2.773 visualizações 3 de out. de 2021 Conta a lenda, que o Rio São Francisco nasceu do pranto da bela índia Irati, pela morte do seu amado companheiro, ferido em guerra, na serra da Canastra. Baseado no texto do escritor pernambucano, Antônio Padilha, "Corre um rio de lágrimas", este vídeo faz parte da introdução do documentário intitulado "O Rio São Francisco", produzido na década de 1990, por Dêniston Diamantino - um dos primeiros documentários sobre o Rio da Integração Nacional, realizado no Brasil.
TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
O principal objetivo da Transposição do Rio São Francisco é levar água para as regiões secas e semiáridas do Nordeste brasileiro. Rios e açudes intermitentes serão abastecidos com a água do velho Chico. É composto de dois Eixos. Eixo Norte e Eixo Leste.
Eixo Norte leva água para as cidades de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte; Eixo Leste leva água pra as cidades de Pernambuco e Paraíba.
A Transposição do Rio São Francisco tem como função levar água aos reservatórios que abastecem cidades do semiárido nordestino. Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Esse projeto de Transposição do Rio São Francisco vem de muito tempo desde da época do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra Secas). O Projeto original nasceu em 1985, passando para o Ministério da Integração Nacional em 1999. Porém só veio sair do papel literalmente em 2007.
A Transposição do Rio São Francisco foi alvo de muitos debates no início de suas obras, criticado, elogiado e muitas controvérsias. Hoje 99% da obra concluída cerca de doze milhões de habitantes são beneficiadas pela água do velho Chico. Trezentos e noventa municípios do Nordeste recebem água dessa transposição nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, trazendo segurança hídrica e mudando situações de pobreza no semi árido nordestino em áreas produtivas graças a irrigação.
Eixo Norte e Eixo Leste do Projeto de Integração do São Francisco. Foto Portal Norte/Divulgação
Apesar das polêmicas, a obra continua em andamento e já foi concluída em 99. A expectativa é que a transposição do rio São Francisco possa contribuir para melhorar a qualidade de vida das populações que vivem no nordeste brasileiro, especialmente em períodos de estiagem prolongada. O sonho de todo sertanejo é ter água para irrigação e para as suas criações e poder viver dignamente do seu trabalho sem sair de suas terras para aventuras no sudeste do país. E o nosso velho Chico, abençoado Rio São Francisco renova a cada dia a esperança de dias melhores.
397.756 visualizações 11 de set. de 2023 #constructiontime #megaconstruções #construções O maior projeto hídrico atual do Brasil é a transposição do rio São Francisco. A obra ainda está em construção, mas já conseguiu alcançar e abastecer muitas cidade e estados do território brasileiro.